O treinador da seleção brasileira feminina de vôlei, Zé Roberto, divulgou nesta segunda-feira (1), a lista inicial das 16 jogadoras convocadas para a disputa do Campeonato Mundial, que será realizado a partir do dia 23 de setembro, na Polônia e na Holanda. A novidade na lista é o retorno da medalhista olímpica Carol Gattaz, a central volta para substituir Diana, que passou por uma cirurgia na boca e não poderá atuar. Apenas 14 jogadores das 16 presentes na lista inicial viajam para o torneio.
A central de 41 anos não atua pela seleção desde os Jogos Olímpicos de Tóquio, quando conquistou sua medalha de prata. Carol ficou de fora das convocadas para a Liga das Nações e agora tem nova oportunidade devido a cirurgia de Diana.
Outra novidade na lista fica por conta do nome de Tainara, substituindo Julia Bergmann, que decidiu voltar para a faculdade nos Estados Unidos e concluir sua formação em física. A ponteira chegou a ser convocada para a Liga das Nações, mas sequer entrou em quadra. Nos últimos meses, Tainara passou por tratamento intensivo por conta de uma lesão no ombro.
Completando a lista das convocadas, foram chamadas: As levantadoras Macris e Roberta, as centrais Carol, Julia Kudiess e Lorena, as ponteiras Gabi, Pri Daroit, Rosamaria e Ana Cristina, as opostas Lorenne, Kisy e Lorrayna e as líberos Nyeme e Natinha. Nomes que já estavam presentes no vice-campeonato da Liga das Nações.
Em busca de um título inédito, o Brasil está no Grupo D, ao lado de China, Japão, Colômbia, Argentina e República Tcheca. A seleção estreia no dia 24 de setembro, contra a equipe tcheca. As quatro primeiras equipes de cada grupo avançam à próxima etapa da competição.