As cidades de Sorocaba e Jundiaí confirmaram mais casos varíola dos macacos nesta segunda-feira (22).
Sorocaba confirmou mais dois casos, totalizando 17, 15 homens e duas mulheres. Segundo a prefeitura, os pacientes encontram-se bem, sem internação e em isolamento domiciliar.
Em Jundiaí, houve mais um caso confirmado nesta segunda-feira, totalizando 18. Este último caso é de um homem, de 25 anos, com início dos sintomas em 02,de agosto. Ele procurou por atendimento em no dia 16 do mesmo mês. O paciente segue em isolamento, sem necessidade de internação.
O acompanhamento permanecerá pelo prazo de 21 dias, indicado como período de transmissão ou enquanto permanecer com lesões cutâneas.
Na região, além dos casos de Sorocaba, Cabreúva registra 11, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista dois casos, Jarinu, Mairinque e Itu têm um caso cada.
O vírus faz parte da mesma família da varíola. É importante salientar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual.