Câmara de Capivari presta homenagem para membros da Terceira Idade, cuidadores, professores acompanhantes e professores de AEE
Durante a 25ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Capivari, que ocorreu na noite de segunda-feira, 22, houve a entrega de duas Moções de Aplausos, ambas aprovadas por unanimidade. A primeira, de autoria do vereador Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos), foi destinada a todos os integrantes dos grupos de terceira idade de Capivari.
Representando os demais, estiveram presentes na Câmara Municipal para receber a homenagem Benedita de Jesus Galvão, presidente do grupo Reviver, do bairro Castelani, Leda do Carmo Frassetto de Campos, presidente do grupo Amizade, do centro, e Olívio Martins Carvalho, presidente do grupo Flor da Idade, do bairro Morada do Sol. A coordenadora da Terceira Idade, Juliana dos Santos, também recebeu a Moção.
Em tribuna, Benedita falou sobre a importância do desenvolvimento de ações voltadas a esse público: “Nas próximas décadas, o Brasil deve ver dobrada a sua população da terceira idade, por isso se faz necessária a busca de novas estratégias que promovam mais saúde, mais equilíbrio mental e físico e uma plena interação social”.
A outra Moção de Aplausos entregue na noite de segunda-feira, por iniciativa da vereadora Paloma Tatiane da Silva (PP), foi destinada aos cuidadores, professores acompanhantes e professores de atendimento educacional especializado (AEE), pela dedicação aos alunos com deficiência da Rede Municipal de Ensino.
No plenário, receberam a homenagem o professor acompanhante Nicanor Mateus Lopes, a cuidadora Geovana Oliveira Soares e a professora de AEE Viviane Maria Gimenes. Já o agradecimento em tribuna foi feito pela servidora Monique Soares Lopes. “Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos dia a dia, presenciar a evolução e o desenvolvimento dos nossos alunos é muito gratificante e faz todo o esforço valer a pena, afinal, nossa vida só faz sentido quando melhoramos a de outra pessoa”, enfatizou.
A vereadora Paloma também leu a carta de Edna Cunha, mãe dos garotos Vinícius e Venâncio, em que exalta o trabalho e a importância desses profissionais. O secretário municipal de Educação, José Lucas de Moraes, prestigiou a cerimônia de homenagens. Logo após, a parlamentar realizou a entrega de certificados a todos os cuidadores, professores acompanhantes e de AEE presentes na sessão ordinária.
Moções
Outras quatro Moções foram aprovadas, sendo uma delas de Apelo, de autoria das vereadoras Inês Luísa Félix da Costa e Sele Rosada, ambas do União Brasil, destinada ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para que o Poder Judiciário disponibilize o aplicativo Maria da Penha Virtual, para que mulheres vítimas de violência doméstica possam pedir medidas protetivas de forma online.
Já o vereador Denilton Rocha (MDB) apresentou duas Moções: uma de Protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que aprovou o aumento salarial de 18% para magistrados e servidores do judiciário, o que elevará o salário dos ministros e o teto do funcionalismo para mais de R$ 46 mil; e uma de Apoio ao PLP nº 04/2022, para permitir a incorporação aos vencimentos dos servidores públicos de benefícios associados ao tempo de serviço exercido entre 27 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021.
E o vereador José Eduardo Pacheco (PL) foi autor de uma Moção de Pesar destinada aos familiares do senhor Roberto Pastana.
Alunos da Apae e Casa Nossa Mãe expõe releituras de obras de Tarsila do Amaral na Câmara Municipal de Capivari
Mais de 40 obras estão expostas no saguão da Câmara Municipal de Capivari, produzidas por pessoas com deficiência assistidas pela Apae Capivari e Casa Nossa Mãe. Intitulada de “Tarsila Inspira: Modernismo Inclusivo”, a mostra reúne pinturas em telas com tinta e desenhos a lápis, que são releituras de obras da pintora Tarsila do Amaral.
A abertura ocorreu na tarde da última segunda-feira, 22, com presença de diversas autoridades, dentre elas o presidente da Câmara, Dú Tambú (Republicanos), a vereadora Sele Rosada (União Brasil), idealizadora do projeto, e o prefeito Vitor Riccomini (União Brasil), além da curadora da exposição, Maria Cecília do Amaral, que é sobrinha bisneta de Tarsila.
Durante a cerimônia, Sele Rosada contou como surgiu a ideia de realizar uma exposição com obras produzidas por pessoas com deficiência, e reforçou que o intuito é o de “mostrar essas pessoas para a sociedade”. Ela agradeceu a todos os envolvidos, em especial a Maria Cecília, o artista plástico Márcio Dias, responsável pela supervisão dos trabalhos, e a Apae Capivari e Casa Nossa Mãe por apoiarem a iniciativa.
Também prestigiaram a abertura os vereadores Nelson Soares (PL), Inês Luísa Félix da Costa (União Brasil), Paloma Tatiane da Silva (PP) e Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos).
A exposição “Tarsila Inspira: Modernismo Inclusivo”, faz parte do projeto Cultura.LEG e ficará na Câmara Municipal de Capivari até o dia 02 de setembro, com visitações abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (19) 3492-9740.
Vereador Marquinho Mineiro apresenta projeto de lei que denomina a ponte do bairro São João de “Airton Forti”
A ponte que está sendo construída na avenida Josefina Giovana Rossi, no bairro São João Batista, deverá receber o nome de “Airton Forti”. O projeto de lei que oficializa a denominação, de autoria do vereador Marquinho Mineiro (Podemos), foi aprovado pela Câmara Municipal de Capivari na noite da última segunda-feira, 22.
O capivariano Airton Forti faleceu em 1996 e esteve à frente dos negócios do Grupo Forti por aproximadamente 50 anos, contribuindo para o desenvolvimento da indústria e do agronegócio de Capivari e região. Também foi voluntário em diversos serviços/ações culturais e sociais da cidade, prestando inclusive apoio financeiro e na gestão da Santa Casa de Misericórdia nas décadas de 70, 80 e 90.
“Por todos esses motivos entendemos que a colocação do nome do Sr. Airton Forti na Ponte sobre o Ribeirão Santa Cruz é uma forma de prestar uma homenagem a este importante capivariano que muito contribuiu para nossa cidade”, diz o trecho final da justificativa do projeto de lei apresentado por Mineiro.
Vereador Denilton Rocha apresenta Moção de Protesto ao Supremo Tribunal Federal
O Supremo Tribunal Federal receberá uma Moção de Protesto da Câmara Municipal de Capivari. A iniciativa foi do vereador Denilton Rocha (MDB) por conta da aprovação do aumento salarial de 18% para os magistrados e servidores do Poder Judiciário, que elevará os salários dos ministros e o teto do funcionalismo para mais de R$ 46 mil.
A Moção de Protesto foi aprovada por unanimidade na noite da última segunda-feira, 22. “O Brasil vive uma crise com mais de 33 milhões de pessoas com dificuldade de se alimentar, com inflação alta que prejudica imensamente as classes mais pobres da população e com mais de 14 milhões de pessoas desempregadas”, argumentou o vereador no documento.
Foi aprovada ainda uma Moção de Apoio, também apresentada por Rocha, ao PLP nº 04/2022 para permitir a incorporação aos vencimentos dos servidores públicos de benefícios associados ao tempo de serviço exercido entre 27 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021, que está em tramitação no Senado Federal.
Esse projeto de lei prevê alterações na Lei Complementar nº 173/2020, que permitiu que estados e municípios recebessem recursos para combate à pandemia da Covid-19, e que, em contrapartida, impôs restrições ao aumento de despesas, como limitação à contratação de pessoal e proibição de reajuste de servidores.
“Já apresentei outra Moção no sentido de reverter essa decisão, afinal os servidores estão sendo prejudicados por não poderem contabilizar esse período para a contagem do quinquênio, da licença prêmio e de outros benefícios salariais, que são direitos dos servidores”, explica o vereador.
Agosto Lilás: Câmara de Capivari promove evento com participação da delegada, psicóloga e vítima de violência doméstica
Do início do ano até agora, a Delegacia de Defesa da Mulher de Capivari já registrou 128 inquéritos e realizou nove prisões por violência doméstica. Esses e outros dados foram passados pela delegada Maria Luísa Dalla Bernardino no evento “Agosto Lilás – Combate à Violência Doméstica”, promovido pela Câmara Municipal de Capivari na tarde de quarta-feira, 24.
Maria Luísa também falou sobre a Lei Maria da Penha (nº 11.340, de 07 de agosto de 2006), considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a terceira melhor lei do mundo no combate à violência doméstica, perdendo apenas para a Espanha e Chile.
Outra atração do evento, realizado pelo segundo ano consecutivo na Casa de Leis por iniciativa das vereadoras Inês Luísa Félix da Costa e Sele Rosada, ambas do União Brasil, foi a palestra da psicóloga Keise Guarnieri, coordenadora do Cras Conviver de Capivari, que abordou o tema “Como identificar e sair de um relacionamento abusivo?”.
Autoridades, servidores e alunos das escolas estaduais Maria Januária Vaz Túccori, Padre Fabiano José Moreira Camargo e Padre José Bonifácio Carreta lotaram o plenário da Câmara Municipal.
Foi transmitido ainda um vídeo em que a senhora Helen Glaucia Stefanelli Zacharias conta relatos da violência doméstica vivida por ela durante anos. A abertura e o encerramento ficaram a cargo de Rafael Sampaio Singh de Oliveira, professor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apresentações musicais.
Nesta semana, durante a 25ª sessão ordinária, Inês e Sele apresentaram uma Moção de Apelo – aprovada por unanimidade –, destinada ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, para que o Poder Judiciário disponibilize o aplicativo Maria da Penha Virtual, permitindo assim que mulheres vítimas de violência doméstica possam pedir medidas protetivas online.
Serviço:
Canais de Denúncia em Capivari
Polícia Militar: 190
Guarda Civil Municipal: 153
Delegacia de Defesa da Mulher: 3491-2563 / 3491-1422 / [email protected]