Contas de energia podem ganhar um novo meio de pagamento: o PIX. A transferência de recursos em tempo real e sem taxas já substitui os cartões de crédito e de débito em diversos tipos de transações.
A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, quer possibilitar que o meio de pagamento também seja utilizado nas contas de luz, em todo o País. A opção já é oferecida por 67% das concessionárias de energia de grande e médio porte. No entanto, outras 33% ainda não utilizam a ferramenta, de acordo com uma pesquisa feita em maio pela Aneel. Nas distribuidoras de pequeno porte, em apenas 15% os consumidores podem pagar a conta com o uso do PIX.
A Aneel possui desde 2020 um acordo de cooperação com o Banco Central, para viabilizar o novo meio de pagamento para as contas de luz. O consumidor ainda poderá utilizar o débito em conta ou o código de barras, além da nova opção.
A agência abriu uma consulta pública para discutir o tema com a sociedade. Os interessados poderão enviar sugestões até 31 de outubro, por meio do e-mail cp042_2022@aneel.gov.br