Nesta sexta-feira, (30), o Brasil conheceu sua primeira derrota no Mundial de Vôlei Feminino, as brasileiras perderam para o Japão por 3 sets a 1. Foi um jogo em que a equipe de Zé Roberto Guimarães sofreu na recepção e com os saques das japonesas. As parciais do jogo refletem um pouco disso, com a diferença na pontuação, 25/22, 25/19, 17/25 e 25/20.
Foi um set inicial bem tenso e equilibrado, que já dava sinais de um duelo complicado, as japonesas venceram, o ataque brasileiro teve dificuldades para superar o bloqueio e os saques das adversárias ofereceu dificuldade na recepção brasileira. Na segunda parcial, o Brasil parecia um pouco atordoado, até tentou uma reação já no fim do set, entretanto, sem sucesso. A reação veio no terceiro set, com Robert, Tainara e Lorena indo pro jogo, a seleção melhorou seu bloqueio e sua potência no ataque. Dessa forma, venceu seu primeiro set no jogo.
Contudo, a tentativa da virada parou por aí, no quarto e último set, as brasileiras começaram bem, porém, permitiram a reação japonesa e dessa maneira conheceram sua primeira derrota no torneio. Gabi que foi a melhor jogadora da equipe nas partidas anteriores, hoje não foi bem. Pri Daroit, apesar da derrota, conseguiu fazer uma partida interessante, marcando 17 pontos.
O Brasil vai ter pouco tempo para reagir. A seleção volta à quadra já neste sábado, (1) contra a China, às 9h. As brasileiras já estão classificadas, entretanto, para que termine a primeira fase como líder da chave, o Brasil precisa vencer as chinesas por 3 sets a 0.