O São Paulo ficou com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, no último sábado, (1), no confronto contra o Independiente del Valle. A equipe equatoriana venceu em Córdoba, na Argentina, por 2 a 0, Lautaro Díaz e Faravelli fizeram gols do jogo. Por outro lado, o Tricolor não fez um bom jogo e ainda teve Calleri e Diego Costa, ambos expulsos nos minutos finais do duelo.
Logo no começo do confronto foi possível notar que a equipe do São Paulo não estava encontrando seu melhor encaixe, enquanto o Independiente del Valle parecia sentir menos a decisão. Isso se traduziu também no placar, aos 12 minutos Lautaro Díaz abriu o placar para a equipe equatoriana. Depois disso, Sornoza, quase ampliou, entretanto parou na trave. Depois dessa sequência de lances, o Tricolor finalmente despertou um pouco, Calleri, na melhor oportunidade, driblou o goleiro e mandou para fora.
Na etapa final, o São Paulo voltou com uma postura mais agressiva, afinal, estava em desvantagem, contudo faltou capricho na finalização. Rodrigo Nestor parou no goleiro Ramirez, enquanto Calleri e Léo perderam chances praticamente na pequena área. Por outro lado, o Independiente del Valle foi eficaz e marcou o segundo, com Faravelli. Novamente o camisa 9 Tricolor teve a chance de colocar seu time de volta no jogo, contudo, perdeu chance de frente com o goleiro. Já nos acréscimos, o mesmo Calleri e Diego Costa perderam a cabeça e foram expulsos.
Campeão, o Independiente del Valle garante uma vaga na Libertadores da América de 2023. O São Paulo, por sua vez, resta correr atrás de vaga na competição através do Brasileirão, além de se afastar do Z-4 do campeonato.