Nesta terça-feira, (25), o Flamengo venceu o Santos pelo placar de 3 a 2, no Maracanã, em jogo válido pela 34ª rodada do Brasileirão. Pedro, Marinho e Arrascaeta fizeram os gols da equipe carioca, enquanto Alex e Carabajal anotaram pelo Peixe. Apesar dos cinco gols no jogo, a partida ficou marcada por um pênalti não marcado em Camacho.
Foi um primeiro tempo de pressão flamenguista, como já era esperado, mesmo que o pensamento esteja na final de sábado. Entretanto, o ataque Rubro-Negro teve pela frente a muralha João Paulo, que fez pelo menos cinco grandes defesas na etapa inicial. Por outro lado, já nos minutos finais da primeira parte, Camacho sofre falta dentro da área, o juiz, por sua vez, manda o jogo seguir e na sequência do lance o Flamengo abre o placar, com Pedro. Muita reclamação santista por um pedido de pênalti, no entanto, o VAR manteve a decisão de campo e o gol foi confirmado.
Na volta do intervalo, o Santos volta conseguindo o empate com Alex. Dessa forma, o jogo ficou interessante de vez, com chances para ambos os lados. Até que Marinho coloca novamente a equipe carioca na frente do marcador. O Peixe sentiu o golpe, viu Arrascaeta marcar o terceiro e praticamente definir o jogo, porém, ainda deu tempo do Santos fazer o segundo, com Carabajal. Entretanto a reação parou por ai…
Com o resultado, o Flamengo foi aos 61 pontos e pulou momentaneamente para a vice-liderança. Contudo, o Internacional, que também tem 61, joga nesta quarta, (26). O Santos, por sua vez, se mantém com 43 pontos, ocupando a 12º posição do Brasileirão.
Protesto santista contra a arbitragem
Por conta do pênalti não marcado, em forma de protesto, os jogadores do Santos não concederam entrevista ao fim da partida, nem o técnico Orlando Ribeiro concedeu entrevista pós-jogo. Além disso, o clube divulgou uma carta aberta destinada a Ednaldo Rodriges, presidente da CBF, e Wilson Seneme, diretor de arbitragem. Na mesma, o clube questionava a utilização do VAR e também solicitava que o árbitro e responsável pelo VAR na partida, não trabalhem novamente em jogos do Santos. Na sequência, a CBF comunicou o afastamento dos envolvidos no lance.
A Comissão de Arbitragem da CBF informa que o árbitro Andre Luiz de Freitas Castro e o VAR Adriano Milczvski foram incluídos no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA). A decisão foi tomada após análise da atuação de ambos durante a partida entre Flamengo e Santos pelo Brasileirão Assaí 2022″.