A Raízen suspendeu as atividades nesta sexta-feira (04), da Usina Santa Helena, em Rio das Pedras. A multinacional fala que a unidade ficará hibernada por um período, inicialmente previsto de dois anos. Já em Capivari, a Usina Bom Retiro, está no mesmo modelo há mais de dois anos.
Em nota, a Raízen diz estar “buscando otimizar a atuação e a produção do grupo no Polo Piracicaba, reduzindo a capacidade ociosa das unidades produtoras da empresa.”. O documento diz ainda que “a companhia não diminuirá sua produção ou moagem total e reforça ainda que os compromissos com seus fornecedores parceiros serão cumpridos.”.
Questionada sobre quantos trabalhadores foram demitidos, a empresa não se manifestou. “A Raízen informa que está aberta ao diálogo com parceiros e colaboradores a fim de atenuar ao máximo os efeitos socioeconômicos da medida.”
A multinacional reiterou que uma grande parte dos colaboradores serão reabsorvidos pela companhia e “agradece a todos os desligados pelo seu tempo de trabalho e dedicação”. “A empresa cumpre integralmente a legislação trabalhista vigente no Brasil e preza pelo bem-estar de seus colaboradores. Para isso, pacotes de compensação foram negociados junto aos sindicatos para mitigar o impacto das demissões na vida dos profissionais e colaborar com a estabilidade financeira dos núcleos familiares das comunidades em que estamos inseridos.”.
Ainda na nota, a Raízen diz que “a companhia, que está entre as maiores empresas do Brasil, reforça que esta ação de hibernação é pontual e não altera o plano de expansão anunciado”. “A Raízen continua com o cumprimento das suas metas e segue sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País”.