A quantidade de testes positivos para covid voltou a aumentar no Brasil.
Dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) revelam que a porcentagem de testes positivos para a doença feitos em farmácias em outubro foi de 15,5%.
Em números, para a compreensão ficar mais fácil, é como dizer que, a cada 20 testes, 3 confirmam a doença.
E a explosão de positivos aconteceu na segunda quinzena do mês, já que o índice de positividade saltou da casa dos 6%, na primeira semana, para a casa dos 15% na terceira semana de outubro.
Especialistas alertam para a possibilidade de uma alta significativa no número de infecções por coronavírus no nosso país nas próximas semanas.
Uma nova onda já ganha força na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos e a tendência de alta apontada nos testes e já sentida nas unidades hospitalares aqui no Brasil serve de para acender o alerta por aqui.
Especialistas alertam que a pandemia ainda não acabou e é preciso manter os cuidados básicos, como a higienização frequente das mãos e precauções especiais em caso das pessoas em grupos de maior risco, como idosos e pessoas com baixa imunidade, especialmente no período de festas, em que as aglomerações costumam ser maiores. O ideal é que mantenham o uso de máscaras.
Estar com as vacinas atualizadas, especialmente com um reforço mais recente, é fundamental para aumentar a proteção e isso vale para todos os grupos.