Com votação na terça-feira (8) a Câmara dos Deputados aprovou uma medida provisória para abertura de um crédito extraordinário de 27,09 bilhões de reais no orçamento deste ano para o pagamento de benefícios sociais, como o vale gás e auxilio Brasil. Após a aprovação dos deputados federais, a matéria segue para o senado.
Segundo o texto aprovado, os recursos vão ser destinados para o ministério da cidadania, que por sua vez tem a função de viabilizar o pagamento de um acréscimo de 200 reais no programa Auxílio Brasil, sendo no total um valor 25,5 bilhões de reais do crédito aprovado. Além disso, o vale gás também terá um acréscimo de 1,04 bilhão.
Além destes programas, serão destinados 500 milhões ao programa alimento Brasil, programa social que garante o abastecimento alimentar das pessoas atendidas pela rede socioassistencial do governo por meio de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Assim como, a destinação de 86,9 milhões ao Ministério da Economia para o pagamento de custos e encargos bancários relativos ao programa Auxílio Brasil.