Começou adoção das cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios em todo país, com abertura na sede dos correios na quarta-feira (9). Pessoas, empresas e órgãos públicos podem adotar as cartas para realizar o pedido das crianças. Neste ano, mais de 6 mil disponíveis nos correios.
Todas as cartas foram escritas por alunos até o 5º ano de escolas públicas, pessoas em situação de vulnerabilidade social, que tenha até 10 anos. Além de pessoas com deficiência física, neste caso, sem limite de idade.
O envio da carta pode ser feita de maneira presencial, nas agências participantes, ou utilizando o site dos correios. Em caso de envio pela internet, é preciso fotografar a carta e preencher o formulário disponível no site com as informações para a entrega. Além disso, não são selecionadas cartas que contenham endereço, telefone ou foto da criança.
Para fazer a adoção, também é possível ir a uma unidade participante da ação ou se acessar o site dos correios. Em caso de adoção online, existe um limite de 50 cartas. Se for o caso, também é possível fazer o cancelamento, bem como, a troca das cartas, desde que seja dentro do período de campanha na internet.
Para quem deseja, é possível fazer o apadrinhamento de cartas, mas em caso de desistência e também a não devolução, as cartas não vão poder ser apadrinhadas por outras pessoas. Os correios ainda, como forma de proteger as crianças e a sua privacidade, não divulgam os dados dos remetentes.
A entrega dos presentes deve ser presencial, nas agências participantes e em locais definidos em cada estado. Os presentes podem estar identificados com informações da carta. As datas, locais e horários de atendimento dos pontos de adoção e entrega de presentes variam em cada estado.