No último domingo, (6) o projeto social de karatê, Dojo Castelani, realizou no Ginásio António Mattar, em Capivari, exames de troca de faixa. O professor e mestre, Jair Cassiano, começou o projeto há cinco anos e hoje já conta com aproximadamente 65 alunos.
Destes 65, 42 alunos realizaram o exame para a troca de faixa, todos passaram e além da faixa nova receberam também um certificado, entregue pela Prefeitura de Capivari. No karatê, existem 7 níveis de faixas, a branca, azul, laranja, amarela, verde, marrom e preta.
Agradeço muito o prefeito, Vitor Ricomini e o vice-prefeito, Bruno, por todo o apoio ao projeto, fizeram toda revitalização do ginásio, restauração dos banheiros, pintura, iluminação e bebedouros. No local, funcionam, também, outros projetos, como: Zumba, Capoeira e Futsal”.
Declarou o mestre Jair Cassiano
Além disso, o mestre Jair também informou que a Prefeitura realizou doações de mais 50 tatames e dez kits de combate. De acordo com o mestre Jair isso vai ajudar na preparação dos atletas para 2025, ano em que o Mundial de karatê acontecerá no Brasil.
Nosso projeto vem dando resultado, nós vamos até as escolas para saber como está o aluno no colégio, se está tendo alguma dificuldade, como está o comportamento dele em casa e na rua, afinal, o karatê visa muito o respeito ao próximo, a disciplina. Acrescento também que estamos preparando atletas para 2025, que terá o Campeonato Mundial acontecendo no Brasil”.
Jair Cassiano sobre os resultados e os próximos passos do projeto
Para aqueles que tiverem interesse, as aulas do Dojo Castelani acontecem todas às terças e quintas-feiras, às 19h, no Ginásio de Esportes António Mattar. Para participar do projeto, o aluno(a) interessado(a) deve ter a idade mínima de quatro anos de idade, no entanto, não possui idade máxima.