A Defesa Civil Nacional lançou um novo serviço de alerta de desastres naturais em que as pessoas podem receber informações de uma cidade.
O novo sistema de alerta no país reforça a divulgação de informações urgentes que podem salvar vidas. Todos os usuários de WhatsApp podem se cadastrar para receber o serviço gratuitamente.
Além do cadastro do município que a pessoa deseja informações, o serviço oferece um menu de opções como a inclusão de um segundo local, orientações de como agir em situações de risco e de desastres, telefones de emergência e compartilhamento, além de outros.
Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem para o número (61) 2034-4611 e responder a um breve questionário informando o nome e se deseja receber alertas de desastres naturais a partir da localização, o CEP ou o nome da cidade onde mora.
É possível também receber alertas de mais de uma localidade.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, é o órgão responsável por coordenar as ações de proteção em todo o território nacional.
Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres. Também realiza ações como, por exemplo, prevenção, preparação, resposta e recuperação.
O serviço acontece de forma multissetorial e nos três níveis de governo: federal, estadual e municipal (com a participação da comunidade).