Na última sexta-feira, (11), o jovem Layon Rafael de Andrade, de apenas 10 anos se tornou campeão brasileiro de karatê de 2022. Além do título desta sexta, o jovem de Capivari tem as conquistas do campeonato mundial de 2021 e duas vezes campeão paulista.
Layon começou a praticar karatê muito cedo, com apenas cinco anos de idade, treinando e fazendo suas aulas na Academia Assoaciação Washikio, junto do Sensei Edison Zuin e da Sensei Kelly. Quando disputou seu primeiro torneio da ACAK (Associação Cooperativa das Academias de Karate ), já se consagrou campeão. Esta associação realiza nove etapas por ano, com a participação de vários atletas de várias cidades. Essas etapas valem pontos, dessa forma, ao final de cada ano, os que mais pontuarem recebem o prêmio da ACAK. Layon foi o vencedor do troféu em 2019 e também em 2022.
Para chegar ao título do Brasileiro, Layon primeiro venceu o Campeonato Paulista, se classificando para a 1ª etapa do torneio nacional. Na classificatória, novamente o atleta mirim ficou em primeiro lugar e garantiu lugar na final do torneio, que venceu nesta sexta-feira e se consagrou campeão brasileiro. Ainda, no próximo sábado, (19), o garoto vai à cidade Santos, onde disputará o campeonato da Shinshukam.
O objetivo de Layon é sempre ir mais longe e levar o nome da cidade de Capivari através do karatê, sempre contando com muito apoio e esforço de sua família. O atleta mirim, atualmente, é faixa marrom, contudo, em dois anos deve receber a faixa preta. Falando em futuro, Layon segue muito focado e se dedicando para um dia realizar seu sonho de defender a seleção brasileira.