Começamos a contagem regressiva para a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar, no dia 24 de novembro, contra a Sérvia. O Brasil busca o sexto título mundial de futebol após 20 anos da conquista do penta, em 2002. Naquela edição, a seleção, sob o comando de Felipão, venceu na final a Alemanha, pelo placar de 2 a 0 e Ronaldo sendo decisivo. Depois disso, a seleção canarinho não retornou novamente à decisão de uma Copa do Mundo.
2006: Brasil 0x1 França – Quartas de final
Após o título de 2002, a seleção brasileira chegou para a Copa de 2006, na Alemanha, como favorita para conquistar o mundo novamente. Além disso, na escalação o técnico, Carlos Alberto Parreira, tinha um ótimo elenco, com Dida, Roberto Carlos, Cafú, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Robinho, Adriano e Kaká, que vivia seu melhor momento e no ano seguinte seria o melhor jogador do mundo.
No entanto, apesar das vitórias contra Croácia, Austrália e Japão na primeira fase e Gana nas oitavas, o Brasil acabou sendo eliminado nas quartas de final, para a França de Zidane, pelo placar de 1 a 0.
2010: Brasil 1×2 Holanda – Quartas de final
Para a disputa da Copa na África do Sul em 2010, o Brasil passou por mudanças, começando no banco de reservas, com o técnico Dunga. Dentro de campo, por outro lado, Kaká e Robinho apareceram novamente, Luis Fabiano, Elano, e Júlio César eram alguns dos nomes que foram pilares daquela equipe. Na primeira fase, vitórias contra Coreia do Norte, Costa do Marfim e empate com Portugal.
Nas oitavas um 3 a 0 contra o Chile, entretanto, nas quartas, sem Elano, machucado a seleção saiu na frente da Holanda, porém, levou a virada para 2 a e foi eliminada, novamente nas quartas. A partida foi marcada pela expulsão de Felipe Melo.
2014: Brasil 1×7 Alemanha – Semifinal
Em 2014, o cenário parecia perfeito para a conquista do Brasil, Felipão retornou ao comando da seleção, que jogava uma Copa em casa. Neymar era o grande nome daquela equipe que tinha ainda Marcelo, Thiago Silva e Oscar. Na primeira fase, vitórias contra Croácia, Camarões e empate contra o México, em uma partida incrível do goleiro Ochoa.
Nas oitavas, um jogo tenso contra o Chile e classificação nos pênaltis. Na sequência, vitória contra a Colômbia por 2 a 1, porém com a lesão de Neymar, que ficaria fora do restante do torneio. No jogo da semifinal, sem o camisa 10, a seleção encarou a Alemanha e sofreu uma goleada pelo placar de 7 a 1, em pleno Mineirão. Depois disso, na decisão de terceiro lugar, derrota para a Holanda, pelo placar de 3 a 0 e despedida triste da Copa.
2018: Brasil 1×2 Bélgica – Quartas de final
Para a edição de 2018, na Rússia, o escolhido para o cargo de treinador foi Tite, que assumiu já durante as eliminatórias para o mundial, após a demissão de Dunga. Com bons resultados nas eliminatórias, a seleção chegou à Russia embalada. Contudo, já na fase de grupos, enfrentou dificuldades, mesmo com as vitórias contra a Suíça e Costa Rica e o empate contra a Suiça.
Na sequência, eliminou o México, vencendo por 2 a 0 e garantindo vaga nas quartas. Entretanto, novamente a seleção acabou se despedindo da Copa de maneira precoce com a derrota para a Bélgica pelo placar de 2 a 1.
Dessa forma, o Brasil chega para a Copa de 2022 no Catar com uma campanha nas eliminatórias quase perfeita. Nesta edição do torneio, a seleção está no Grupo G, novamente com Suíça e Sérvia, além de Camarões.