No 10º mês do ano, o IPCA registrou alta de 0,59%, indicando que, depois de três meses de deflação, o custo de vida no país voltou a aumentar.
Com o resultado de outubro, a inflação acumulada no ano chega a 4,7%. Já nos últimos 12 meses, beira 6,5%.
Para muitos brasileiros, no entanto, os índices atualizados mensalmente pelo IBGE não dizem muita coisa. Vale mais o que se sente no dia a dia – e o valor de muitos itens das gôndolas dos supermercados tem pesado no bolso do brasileiro.
Em outubro, pepino, babata-inglesa e limão foram os três alimentos que mais encareceram. Só o pepino ficou quase 30% mais caro! Batata e limão tiveram altas superiores a 20%.
Já banana-maçã, tomate, inhame, morango e laranja-lima subiram entre 19 e 10%.
A cebola, que é um produto que não pode faltar na casa de muita gente, ficou em torno de 9% mais cara em outubro, mas sabe quanto ela encareceu nos últimos 12 meses? Quase 152%, segundo o IBGE. A alta do limão, desde outubro do ano passado, passa de 90%.
No mês passado, o consumidor também percebeu que o preço de alguns itens caiu – o que representa um certo alivio pro orçamento. O leite longa vida, ficou 6,32% mais barato em outubro, apesar de ainda acumular uma alta anual de 30,5%; feijão-carioca, feijão mulatinho e óleo de soja também são itens impontes da cesta de consumo do brasileiro e ficaram em torno de 3% mais baratos em outubro.