A Polícia Civil apreendeu 151 garrafas de bebidas falsificadas e prendeu um suspeito, na manhã desta sexta-feira (18), em Piracicaba (SP).
A operação foi realizada por policiais da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Piracicaba, com apoio da Delegacia de Homicídios.
Após investigações e concessão de mandados de busca e apreensão pela Justiça, foram realizadas ações em Piracicaba e Sumaré (SP) com o objetivo de combater a produção e comercialização de bebidas falsificadas, principalmente destilados como whisky, vodca e gin.
Em uma casa localizada em Sumaré nenhuma bebida foi localizada, mas foram apreendidos vários objetos como celular e notebook. Já na casa de Piracicaba, localizada na Rua Senador Saraiva, no Jardim Itapuã, os policiais civis encontraram 151 garrafas de bebidas falsificadas, inclusive com rótulos que não existem no mercado regular, como Jack Daniel’s Coconut e Jack Daniel’s Berry.
O investigado, um operador de máquinas de 26 anos, informou que comprava em Sumaré e revendia em adegas de bairro em Piracicaba e Rio das Pedras (SP), mas alegou que desconhece o nome de seu fornecedor, segundo a Polícia Civil.
O advogado que representa a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) esteve no local e apontou a presença impurezas no líquido de diversas bebidas, erros de grafia nos rótulos, contrarótulos e lacres de diversas bebidas, erros na holografia dos selos e nas tonalidades das bebidas, além de danos nas tampas, supostamente causados pelo reenvase das bebidas e aproveitamento da garrafa original.
A perícia foi acionada no local e recolheu amostras para constatação. Foi dada voz de prisão em flagrante para o operador de máquinas e ele foi encaminhado à Cadeia Anexa ao Plantão Policial de Piracicaba.