Moradores de Limeira reclamam falta de segurança nos dois cemitérios saudades da cidade. Apenas nesta semana, segundo os trabalhadores das duas unidades, houve furto de peças de metal todos os dias. Os crimes acontecem mesmo com um posto de vigilantes noturnos instalado em frente aos espaços.
A produção da EPTV, visitou o Cemitério da Saudade 2 e constatou marcas claras dos crimes. Até os nomes de pessoas enterradas foram furtados de uma série de túmulos. Em outros, levaram inclusive vasos de flores. Também são alvos dos criminosos crucifixos, santos e outras peças, a maioria delas de bronze.
A cerca de arame farpado que fica sobre o muro do cemitério foi estourada em diferentes pontos. O muro do espaço é baixo e fica às margens da rua, facilitando a invasão de criminosos.
“De uns anos para cá vem aumentando. A prefeitura não faz nada. O proprietário do túmulo vem, conversa com a administração, eles mandam fazer um boletim de ocorrência, mas nunca resolve”, afirma a comerciante Daiane Rodrigues.
“Faz duas semanas que todo dia tá tendo furto de bronze”, conta outra moradora.
“É difícil. Levar um negócio que é da gente, principalmente ligado a pessoas que fizeram parte da vida da gente que não podem se defender mais. Então, a gente fica muito chateado”, lamenta o professor Sérgio Duarte.
A Prefeitura de Limeira comunicou que a guarda reforçou o patrulhamento na região, mas não respondeu os questionamentos sobre a vigilância no local à noite, o conserto da cerca de arame e possibilidade de monitoramento por câmeras de segurança.