A Prefeitura de Campinas (SP) prevê iniciar a a revitalização da Avenida Campos Sales em janeiro de 2023 e a obra terá prazo de conclusão de 12 meses. O cronograma foi detalhado na manhã desta quinta-feira (24) pela administração municipal.
O projeto, anunciado em dezembro de 2021 pela administração, contempla uma série de intervenções, como rampas de acessibilidade e piso tátil, iluminação urbana, faixa exclusiva para ônibus do lado esquerdo e ciclofaixa.
As obras serão divididas por etapas, ou seja, em trechos. A avenida, que tem 920 metros, vai continuar liberada durante a intervenção. Ainda neste mês, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), concessionária responsável pela distribuição de energia em Campinas, vai iniciar preparação da rede elétrica.
De acordo com o governo municipal, o investimento total da obra é de R$ 6 milhões. A ideia é ampliar em 50% a mobilidade de pedestres e ciclistas, 107% as vagas de estacionamento, 14% os pontos de iluminação pública e 13% as travessias para pedestres.
O que será feito
A revitalização da Campos Sales acompanha a proposta da prefeitura de repaginar o Centro de Campinas. Ainda na gestão Jonas Donizette (PSB), a Avenida Francisco Glicério passou por obras.
No caso da Campos Sales, estão previstos o enterramento de fiação, rampas de acessibilidade e piso tátil, iluminação urbana, faixa exclusiva para ônibus do lado esquerdo e ciclofaixa.
Além da exclusiva para ônibus, o projeto conta com duas faixas para carros e motos. O pavimento em frente aos pontos de ônibus será reforçado para evitar ondulações. Há, ainda, a possibilidade da instalação de faixas de pedestres elevadas.