A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) de Piracicaba realiza neste sábado (26), uma programação que inclui trilha e observação de aves, no Horto de Tupi. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponibilizado, que possui vagas limitadas. A iniciativa é aberta para o público em geral.
A ação visa mostrar aos moradores e visitantes quais espécies de aves são mantidas no horto, que é considerado um hotspot para aves, sendo observadas 150 espécies diferentes, com algumas espécies nativas da Mata Atlântica.
Quem não se inscrever na observação pode, ainda, participar de uma trilha monitorada. A prefeitura irá disponibilizar uma linha de ônibus, que levará interessados até o local. O ônibus estará parado no Terminal Central de Integração (TCI), e partirá às 8h10, com a possibilidade de embarque em qualquer ponto de ônibus durante o trajeto.
“No local já foram avistadas mais de 150 espécies, sendo algumas endêmicas da Mata Atlântica, como o pica-pau-rei. Nesse evento contamos com a parceria do biólogo Valdir Felipe que, além de conhecer muito sobre o assunto, é um entusiasta sobre a necessidade da conservação de áreas naturais como o Horto de Tupi”, destaca Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Sedema e membro do Comitê Gestor do Horto de Tupi.