Em alusão ao “Dezembro Vermelho”, mês de combate à Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), as prefeituras de Piracicaba e Limeira já realizam ações de testagem rápida desde quinta-feira (1º).
Em Piracicaba, a programação começou com uma caminhada nesta quinta-feira pelas ruas do Centro da cidade, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids e para orientar a população.
Já as testagens acontecem em três locais locais: Posto de Saúde da Família (PSF), do bairro Jardim Vitória, na sexta-feira (2), das 8h às 12h. No Terminal Central de Integração (TCI), no sábado (3), no mesmo horário, e por fim, no Largo dos Pescadores, também no sábado (3), no mesmo horário.
O morador também pode procurar o Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), para se orientar e testar durante todo ano, de forma gratuita.
“Os testes já são oferecidos o ano todo, mas neste mês as ações são intensificadas. Ter as atenções voltadas para esta campanha é uma forma de levar orientações e combater o estigma relacionado ao HIV/Aids além de ofertar testes pensando em auxiliar no diagnóstico destas doenças e iniciar o tratamento o mais rápido possível, interrompendo a cadeia de transmissão”, destacou Moisés Taglietta, coordenador do Cedic.
Nas ações de dezembro vermelho, são oferecidos os testes rápidos para ISTs HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Profissionais de saúde passaram por uma capacitação no fim de novembro para atuação na testagem.
Conforme dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a taxa de incidência para HIV/Aids no município foi de 3,68 a cada 100 mil habitantes em 2020 e de 2,92 no ano passado. Segundo o coordenador do Cedic, Moisés Taglietta, o número de óbitos por Aids caiu de 29, em 2021, para 23 até 29 de novembro deste ano.
Atualmente são 2.118 pessoas em tratamento para HIV ou Aids na cidade.
Limeira
Em Limeira, a programação começou com testagem gratuita na Praça Toledo de Barros no período da manhã, com equipes do Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil).
Aqueles que não puderam participar da ação na praça, podem agendar o horário diretamente no Semil, que fica na Rua Sergipe, nº 906, no bairro Vila Cláudia, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para mais informações, o número é o 3442-4796 ou o 3444-2020.
Atualmente, o Semil atende 1.100 pacientes com ISTs HIV/Aids. A gerente do serviço, Melissa Gachet Sugsh, informa que 24 casos novos foram diagnosticados neste ano, de janeiro a outubro, contra 46 ocorrências durante todo o ano de 2021.
Segundo Melissa, o município não registrou nenhum caso de transmissão vertical do HIV (de mãe para filho) em 2022, sendo que os casos referem-se a pessoas adultas (até 69 anos).
Leia Também:
Bilhete de Rafard ganha R$ 500 mil em sorteio da Loteria Federal