A Fifa anunciou nesta sexta-feira, (16), a criação do novo Mundial de Clubes, que irá acontecer a cada quatro anos, com 32 equipes. A primeira edição deve ocorrer em 2025, ainda sem a definição da sede que receberá o campeonato.
O número de times por continente, no entanto, ainda é dúvida. Contudo, a Uefa e a Associação de Clubes Europeus (ECA) querem que a Europa tenha 12 representantes. É a condição para que as entidades apoiem a competição. O Mundial estendido é um sonho antigo da Fifa, que tinha plano para uma primeira edição de testes, que seria em 2021, com 24 clubes. Porém, a pandemia da Covid-19, adiou a ideia da entidade, que manteve o formato apenas com os campeões continentais. Em um primeiro momento, o torneio contaria com oito europeus, seis sul-americanos, e as dez vagas restantes divididas entre os demais continentes.
Além disso, a entidade confirmou que haverá um Mundial de Clubes feminino, com detalhes de formato, data e número de clubes participantes em discussão. Não se sabe ao certo quando o torneio terá sua primeira edição no futebol feminino.