A Anvisa emitiu alerta sobre o risco de efeitos colaterais graves que podem estar associados a produtos que costumam ser usados por quem faz tranças e outros tipos de penteados.
Entre os efeitos colaterais citados pela Agência de Vigilância Sanitária ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça, além do mais grave, que é a cegueira temporária.
A Anvisa emitiu o alerta com base em relatos que a agência tem recebido sobre os problemas, além de notícias veiculadas na mídia que chamaram a atenção do órgão.
Segundo a Agência, as reclamações não estão associadas a uma marca específica, e sim ligadas a diferentes marcas comerciais.
Além disso, os efeitos são causados pelo contato produto com os olhos. Banhos de piscina e no mar podem favorecer esse contato e potencializar os efeitos colaterais.
Caso você manifeste algum desses sintomas ao usar cremes para os cabelos, é importante registrar a ocorrência junto à Anvisa.
Vale ressaltar que é fundamental comprar e usar apenas produtos regularizados pela Anvisa e consultar o fabricante sobre medidas preventivas específicas da marca.
Sempre que possível, escolha os cosméticos com formulações mais naturais, com menor número de componentes químicos.
Fique atento sempre às recomendações de armazenamento e data de validade do produto e suspensa o uso se ele apresentar qualquer alteração de cor, cheiro ou textura.