A Secretaria de Saúde divulgou orientações sobre a doença de maior prevalência na população mundial, que é a Hipertensão. Mais conhecida como pressão alta, ela é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias.
A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço mair do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente no corpo, sendo um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. A Hipertensão acontece quando os valores das pressões máximas e mínimas são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHG (milímetro de mercúrio).
A Hipertensão é herdada dos pais na maioria dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como fumo, consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse elevado, consumo de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física. Os sintomas da Hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito, ocorrendo dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Em caso de suspeita, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima do seu bairro e medir a pressão regularmente, sendo a única maneira de diagnosticar a doença. A Secretaria de Saúde auxilia e encaminha os casos graves para um tratamento adequado, orientando sobre os riscos da doença e da realização deste trabalho preventivo que resulta em uma melhor qualidade de vida.