Cresceu o número de reclamações sobre falhas no transporte coletivo de Campinas (SP). Dados via Lei de Acesso à Informação (LAI) mostram que a Emdec registrou, até setembro, 1.766 ocorrências de descumprimento de horário e desvio de itinerário. O total representa 10,4% a mais que as denúncias feitas durante todo o ano de 2021 (1.599 ocorrências).
Segundo o levantamento, a falha nos horários dos ônibus foi a principal causa de reclamações dos usuários, aparecendo em 81,3% do casos, enquanto o desvio de itinerário representou 18,6% das ocorrências – confira o total de reclamações abaixo.
Considerando-se a soma dos dois tipos de ocorrências, o total acumulado nos nove primeiros meses de 2022 supera os dados registrados em período igual nos três anos anteriores.
Não cumprimento de horário + não cumprimento de itinerário
- Jan-set/2019: 1.534
- Jan-set/2020: 1.411
- Jan-set/2021: 1.076
- Jan-set/2022: 1.766
As denúncias foram enviadas pelos canais de atendimento da Emdec, que incluem aplicativo, telefones e site. Veja abaixo como registrar.
‘Problema recorrente’
A auxiliar de cozinha Aline Gomes relatou que, diferentemente dos dias úteis, os atrasos nos fins de semana e feriados são situações frequentes nas linhas 410 e 412.
“Quando eu chego no ponto e vejo que tem muita gente e ele ainda não passou, eu tenho que pegar um Uber. Praticamente todo fim de semana eu vou de Uber pro trabalho”, lamentou.
Para Beatriz Gonçalves Soares, que trabalha como agente de pesquisa, o número de veículos do itinerário 135 é insuficiente para atender à demanda diária.
“Vem lotado, quase nunca tem ônibus e às vezes atrasa. E daqui pra lá vai lotado também e quase não tem espaço para sentar. Esses dias, eu cheguei atrasada no serviço porque fiquei das 7h às 7h40 esperando”.
Morador do Jardim São Vicente, o aposentado Antonio Gilberto Piccolo relatou que a partir das 9h os ônibus da linha 173 atrasam. “Tem vez que a gente fica 40, 50 minutos no ponto de ônibus. Todo mundo tá reclamando”, criticou.
Fiscalização
Ao todo, Campinas possui 217 linhas municipais de ônibus em operação. O serviço é realizado por concessionárias e cooperativas contratadas, sob fiscalização da Emdec em duas frentes: com agentes de mobilidade urbana que seguem um cronograma de operações e por meio de denúncias dos usuários. A fiscalização pode acontecer no período indicado na reclamação ou ao longo do dia.
Se uma falha é constatada, a Emdec alegou que os veículos são autuados por viagens não realizadas, antecipações ou atrasos no horário superiores a cinco minutos. Em casos de falta de veículo para um trajeto, a empresa ou cooperativa responsável é acionada para reposição do mesmo.
Ainda de acordo com a empresa fiscalizadora, mais da metade das fiscalizações de desvios de itinerário acontece após denúncias. A partir delas, um núcleo de monitoramento tem a função de acompanhar a rota seguida através do GPS do ônibus, e outra divisão é responsável por registrar acidentes, obras e situações que impactem na circulação para verificar as razões de possíveis desvios.
Nos casos que envolvem falhas operacionais constatadas – faltas, atrasos, saídas antecipadas, corte de itinerário, falhas nos ônibus -, podem ser aplicadas sanções como notificação, multa e afastamento do veículo da operação, informou a assessoria da Emdec.
Como registrar uma reclamação
As opções disponíveis para reclamações incluem aplicativo, site, telefone, caixa postal e atendimento presencial. Para fazer o registro, é preciso informar a linha do ônibus, data, horário e descrição da ocorrência. Confira abaixo os recursos disponíveis.
- Aplicativo Emdec: pode ser baixado gratuitamente no Google Play e App Store para os sistemas Android e iOS. Dentro do app, é preciso selecionar a opção “Fale Conosco”;
- Portal Web: formulário eletrônico disponível em www.emdec.com.br/faleconosco;
- Telefone 118: atendimento telefônico, com opção para falar sobre ônibus municipais no número 3;
- Postal (Correios): para contatar ou remeter documentações, o endereço é Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, Campinas-SP, CEP 13035-270;
- Presencial: na sede da Emdec, localizada na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial. É necessário fazer agendamento pelo site da empresa.