A Prefeitura de Limeira anunciou reajuste de 5,9% no valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2023.
Segundo a administração municipal, a alta corresponde à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo IBGE, de dezembro de 2021 a novembro de 2022. O decreto com as informações sobre o imposto foi publicado no Jornal Oficial desta quarta-feira (21).
Outro decreto, também publicado nesta quarta, prevê um desconto de 5,9% para o pagamento à vista do IPTU, desde que ele ocorra até o vencimento da cota única. Dessa forma, o contribuinte que fizer a opção em pagar o imposto de uma só vez não terá nenhuma correção do tributo em 2023.
A exemplo deste ano e de anteriores, o vencimento da cota única e da primeira parcela do IPTU ocorrerá a partir de 10 de abril. Ele segue em datas subsequentes durante o mês de abril, conforme a inscrição cadastral do imóvel.
Já o pagamento a prazo poderá ser efetuado em nove vezes – de abril a dezembro de 2023.
A administração ressaltou que o pagamento de impostos e tributos da prefeitura deve ser pago somente na rede bancária autorizada e nos canais dessas instituições, além de casas lotéricas.
As guias do imposto começarão a ser distribuídas para os contribuintes no início de 2023, nos endereços que constam nos cadastros de imóveis da prefeitura.
Reajuste menor
Em 2022, o reajuste do IPTU foi de 10,7% em Limeira. Na época a prefeitura informou que usou a mesma base de cálculo do IPCA, também sem aumento real no imposto.