A Prefeitura decidiu suspender o rodízio de carros a partir desta segunda-feira (26) até 6 de janeiro de 2023 em São Paulo. Caminhões continuam com as restrições de trânsito em algumas regiões da cidade.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (15).
Segundo o texto, autorizado pelo secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, a suspensão do rodízio de veículos ocorrerá por que a previsão é de “baixo fluxo de veículos nos últimos dias do mês de dezembro e início do mês de janeiro, em razão das férias escolares, conforme informações da Companhia de Engenharia de Tráfego [CET]”.
Segundo a norma que regulamenta o rodízio de carros, esses veículos não podem circular em algumas regiões da capital num dos dias da semana, dependendo do número final de suas placas.
Motoristas que desrespeitarem essa regra estão sujeitos a multa no valor de R$ 130,16 e acréscimo de quatro pontos no prontuário do motorista, já que transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação prevista no Código de Trânsito Brasileiro implica infração de trânsito de nível médio.