Levantamento de ações realizadas pela Polícia Civil de Capivari no ano de 2022 aponta o registro de 2.550 Boletins de Ocorrência apenas na Delegacia de Polícia do Município (DPM), visto que a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) foi responsável por mais de 400 Boletins de ocorrência.
Só na Delegacia do Município (DPM), foram 2.400 atendimentos efetuados, além de 140
casos esclarecidos.
Também foram instaurados mais de 308 Inquéritos Policiais e 220 concluídos apenas neste
ano. A equipe também cumpriu mais de 170 Mandados de busca e apreensão.
Delegacia de Defesa da Mulher de Capivari
A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), buscando proteger mulheres vítimas de violência doméstica, teve deferidas mais de 186 medidas protetivas de urgência.
No que diz respeito a procedimentos policiais, na DDM foram instaurados mais de 290 inquéritos policiais e concluiu e encaminhou ao Poder Judiciário, 198 inquéritos. Também foram realizadas 270 atendimentos em Escuta Especializada.
Além disto, foram realizados cerca de 660 atendimentos, com mais de 30 casos esclarecidos. A DDM totalizou 58 prisões, e destas, 33 por crimes sexuais.
PC e Palestras
De iniciativa da Delegada Maria Luísa, foram realizadas por ela, diversas palestras em prol da comunidade, promovendo e levando ao conhecimento as nuances da segurança para comunidade. Em especial ao combate e prevenção à violência sexual de crianças e adolescentes.
Operações
Um fator relevante que contribuiu para os bons resultados obtidos pela Polícia Civil de Capivari, foi sem dúvidas o aumento das operações policiais realizadas durante o ano, o que é resultado das investigações do SIG (Setor de Investigações Gerais) de ambas delegacias (DPM e DDM).
Só neste ano foram 15 operações, sendo elas nomeadas: Operação “Lei e Ordem I e II”; Operação “Gênesis”; Operação “Aurora”; Operação “Resguardo II”; Operação “Maio Laranja”; Operação “Acalento”; Operação “Acauã”; Operação “Varredura”; Operação “Limpeza”; Operação “Silenciadas”; Operação “Quimera”; Operação “Ultimato”; Operação “Flagelo”; Operação “Copper” – Tietê/Cerquilho; Operação na cidade Mombuca/SP.
Ações como estas resultaram, também, no aumento dos cumprimentos de mandados de prisão, aproximando-se ao total geral 160 prisões efetuadas pela Polícia Civil da cidade de ambas as delegacias. Destas, 11 foram operações contra o crime organizado e 80 prisões também decorrentes deste crime. Essas operações policiais resultaram na apreensão de armas, drogas, munições, quantia em dinheiro, além de outros itens ilícitos.
De acordo com a Delegada Titular, Maria Luísa Dalla Bernardina, esses números positivos refletem o empenho e dedicação da sua equipe da POLÍCIA CIVIL DE CAPIVARI.