A tradicional queima de fogos na entrada do ano novo pode ser o momento mais esperado para muitas pessoas. As luzes e cores que preenchem o céu e recebem o novo ano deveriam trazer alegria, mas é um incômodo grande a pessoas sensíveis ao barulho e também para os cães e gatos, que têm a audição mais apurada que a dos humanos.
Os animais ficam tão assustados que podem passar mal, fugir de casa e correm o risco de atropelamento na fuga atordoada. Em casos extremos, os animais ficam traumatizados por toda a vida e o susto pode até levá-los a morte.
“O principal é que os animais não sabem o que está acontecendo. Imagine você estar na sua casa, de repente começa um barulho muito alto, ensurdecedor, você não sabe do que se trata… Até você vai ficar com a sensação de medo e insegurança”, explica a médica veterinária Anaemilia Diniz.
Uma dica básica é tentar acalmar o pet com chás e fechar o portão para que ele não fuja. Há remédios calmantes que também podem ser utilizados, mas é necessário sempre que o tutor converse com o veterinário.
“É muito importante que isso seja conversado com o médico veterinário, para que não mude a rotina dele [do pet]. Quando eu acalmo o animal, ele não deixa de escutar”, disse Anaemilia Diniz.
Dicas para diminuir o estresse dos pets
- Ressignifique o barulho dos fogos
Como o pet não sabe o que significa o barulho, ele o associa ao perigo. Segundo a adestradora Maria Lucia Alves de Araújo, o ideal é treinar e acostumar o bicho de estimação com o som desde filhote, combinando sempre a brincadeiras e comemorações.
Se o cão ou o gato for maior e já tiver medo, ela indica alguns exercícios para dessensibilizar o som. “Utilize áudios quem imite fogos de artifício em uma altura baixa ou média. Ao mesmo tempo que reproduz, ofereça petiscos, brinque de bolinha, distraia o pet e, gradualmente, aumente o som ainda enquanto interage”.
- Proteja os ouvidos dos animais
Utilize um protetor auricular ou até mesmo algodão no ouvido dos pets.
- Acostume-os com o barulho
Se a casa é mais calma, comece colocando música alta cerca de dois dias antes do dia dos fogos, para que o animal se habitue ao barulho.
- Faixa protetora
Para aliviar a tensão no pet, uma opção é colocar nele um colete protetor ou até mesmo abraçá-lo com uma faixa ao redor do seu corpo.
- Mantenha-os por perto
Se você vai viajar ou passar a virada do ano em outro local que não seja a sua casa, o mais indicado é levar seu pet. Os animais se sentem mais confortáveis perto dos tutores.
- Crie um espaço acolhedor para o pet
Escolha um local silencioso para o pet. Deixe no local água, comida, a caminha do pet e brinquedos. Isso evita que o pet se machuque e também que ele se esconda debaixo dos móveis, mas caso isso aconteça, também é normal.