A cheia recorde do Rio Capivari causou prejuízos e muito transtorno para os moradores de Monte Mor (SP) nesta semana de temporais. Um homem, que já passou por inundações ao menos três vezes, chegou a adptar os pés da cama com altura de cerca de 1 metro. Mas, desta vez, não foi o bastante para evitar os estragos na residência.
A alternativa de elevar móveis e eletrodomésticos também foi opção em outros cômodos da casa de Sebastião. Cadeiras, mesas e outros itens ficam sobrepostos para tentar uma proteção contra a água do rio. Após o temporal da madrugada desta sexta-feira (30), até as roupas, que estavam no alto penduradas, molharam.
Ao todo, 180 famílias foram afetadas em três dias de enchente e cadastradas pela prefeitura.
A cidade sofre os efeitos da chuva forte desde a última terça (27), assim como outros municípios da região de Campinas (SP). A Avenida Siqueira Campos, um dos acessos da cidade, continua interditada nesta sexta. O rio ocupou todo o espaço que era da avenida.
Outro morador aproveitou a trégua nesta manhã para retirar o que ainda tem serventia na casa dele. Colocou móveis e outros objetos na caçamba de um veículo e não pensa em voltar mais para o imóvel.
“Não tem como ficar aqui né, vou sair fora.”, disse Reginaldo. A água atingiu mais de 1 metro de altura dentro da residência, dele as marcas ficaram nas paredes.
Rio subiu mais na madrugada
Segundo a prefeitura, a partir das 4h desta sexta, o Rio Capivari voltou a subir, chegando a 4,34 metros às 12h. O volume inferior aos 5,28 da quarta-feira (28) na cidade. Mesmo assim, houve transbordo do rio.
“Áreas que já podiam passar por manutenção por parte da Secretaria de Obras, precisaram ser interrompidas”, disse a administração.
180 famílias recebem ajuda
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, por meio do CRAS Monte Mor, disse que as 180 famílias prejudicadas estão recebendo cesta básica, kit de limpeza e higiene pessoal.
São moradores dos bairros Jardim Capuavinha, Progresso, Vila Farid Calil, São Rafael e Vila Possato.
“O Fundo Social de Solidariedade do município segue aberto para o recebimento de doações: Praça Coronel Domingues Ferreira, 95, no Centro de Monte Mor (antiga garagem municipal)”, disse a Pasta. O telefone para mais informações é (19)3889-1525.
Três escolas municipais foram preparadas para receber e acolher as famílias atingidas. Também estão recebendo móveis e utensílios domésticos.