A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que iniciará um novo grupo do programa “Saúde Sem Tabaco” neste mês e segue com inscrições abertas para atender novas turmas ainda neste ano.
Ao todo, 48% dos participantes dos grupos de 2022 pararam de fumar com ajuda da ação e de graça, segundo a administração municipal. No ano passado, o “Saúde sem Tabaco” atendeu 71 pessoas, divididas em três grupos. Destes, 34 pacientes tiveram êxito ao término da participação do grupo antitabagismo.
No dia 23 deste mês será iniciado o primeiro grupo de 2023 – inscritos no ano passado, onde os participantes passarão por acolhimento, com preenchimento de fichas individuais e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina e motivação de cada participante.
O programa existe há 11 anos, com coordenação do médico Antônio Detoni e apoio de uma equipe multidisciplinar, oferecendo de forma gratuita apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico, de assistência social e de práticas integrativas complementares (auriculoterapia) para os participantes. Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod) em São Paulo.
As pessoas interessadas em deixar de fumar podem participar do programa desenvolvido pela prefeitura. Os interessados devem se inscrever para as próximas turmas na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. As reuniões ocorrem todas às segundas-feiras no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).