Primeira praça de pedágio com sistema que permite que a cobrança da tarifa de maneira eletrônica, com identificação automática dos veículos, em livre passagem pelas praças, sem que haja necessidade de paradas ou mesmo redução, deve começar a funcionar em uma rodovia brasileira em março.
Esse sistema é batizado de Free Flow, um termo em inglês que, na tradução direta, significa Fluxo livre. Já é realidade em diversos países do mundo, mas, aqui no nosso país, por enquanto, só consta na teoria de editais de concessão e rodovias.
E é justamente um trecho sob concessão privada da rodovia Rio-Santos, a BR-101 entre Ubatuba, São Paulo e Rio de Janeiro, que deve receber a nova tecnologia.
Além de não precisar que o carro pare nem diminua a velocidade para que seja feita a cobrança, o sistema de fluxo livre também possibilita que os valores devidos sejam proporcionais ao trecho da via efetivamente utilizado pelo motorista – embora a cobrança nessa rodovia em questão não vá ser feita assim.
De acordo com especialistas em tráfego rodoviário, passar pelas praças de pedágio sem a necessidade de parar traz ainda outras vantagens, especialmente no caso de veículos maiores, como caminhões e ônibus. Sem tantas reduções pelo caminho, o motorista economiza em itens como freio e óleo, sem falar no tempo perdido nos momentos em que se formam filas nas praças de pedágio em razão do excesso de veículos.