A região de Piracicaba tem 169 mil eleitores que não compareceram às urnas no 2º turno das Eleições 2022 e perderam o prazo para justificar ausência, ou seja, estão com a situação irregular com a Justiça Eleitoral. Veja no fim da reportagem como regularizar a situação, conforme orientações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP).
Os dados reúnem informações de 18 cidades da área de cobertura. Ao todo eram 977.040 eleitores aptos a comparecer às urnas na região, mas 198.239 não foram votar no segundo turno, abstenção menor do que no primeiro.
O prazo concedido para justificativa é de 60 dias após fim do pleito, ou seja, os eleitores que se abstiveram de votar tinham até segunda-feira (9). No entanto, apenas 28.335 o fizeram, conforme informou o TRE. Outros 169.904 estão irregulares com a Justiça Eleitoral.
Na metrópole, 65.418 não compareceram às urnas em 30 de outubro. Desse total, 8.265 justificaram a ausência e 57.153 estão com a situação irregular. Veja na tabela os números detalhados por cidade.
O que fazer?
O eleitor deve consultar sua situação eleitoral no site do TRE. Em caso de situação irregular, ou seja, por falta de justificativa, o eleitor deve pagar uma multa de R$ 3,50 ou fazer pedido de isenção se houver incapacidade econômica – neste caso, apenas em cartório eleitoral.
No caso da quitação do valor, é necessário aguardar a identificação do pagamento pela Justiça eleitoral e o registo da quitação do débito pela zona eleitoral responsável pelo título. A situação ficará regular somente a partir desse registro no cadastro eleitoral.
Caso haja urgência para regularizar a situação eleitoral, o eleitor ou a eleitora deve entrar em contato com a zona eleitoral responsável pelo título para orientações sobre a baixa da multa no sistema. Os endereços e telefones estão disponíveis no site.
Caso a inscrição esteja na situação “cancelado”, por conta de três ausências consecutivas sem justificativas, o eleitor deve pagar as multas e solicitar revisão ou transferência de domicílio eleitoral pelo atendimento on-line do TRE-SP para regularizar a situação. O procedimento também está disponível em cartórios eleitorais, contudo, desde que seja feito um agendamento.