Uma torre de energia de alta tensão em Rio das Pedras (SP) foi alvo de vandalismo, identificado na quinta-feira (12). Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é a quarta ocorrência nesse tipo de instalação desde domingo (8). O abastecimento de energia não foi interrompido.
A torre nº 649 da LT 440kV – Assis – Sumaré fica em Rio das Pedras e é concedida à concessionária Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. (Taesa). Em nota, a empresa chama a ação de sabotagem e diz que houve tentativa de derrubar a torre.
“Embora tenha ocorrido a tentativa de derrubada da torre, os danos provocados não resultaram em interrupção da prestação do serviço público de transmissão de energia elétrica […] As equipes da Taesa estão atuando na recomposição do ativo, com o objetivo de evitar outros danos”, diz o documento.
A concessionária informou às autoridades que várias peças de sustentação da estrutura da torre foram retiradas.
Segundo a Aneel, a ocorrência foi detectada na quinta-feira (12), por volta de 14h30, em uma antena da concessionária . O fato foi reportado para o Ministério de Minas e Energia e autoridades de segurança, conforme a Agência.
“Não houve dano significativo nas instalações de transmissão e não ocorreu interrupção do fornecimento de transmissão de energia”, esclareceu a Aneel.
Os danos foram identificados após a determinação da Aneel de reforço na segurança das instalações, alinhada à rotina definida pelo Ministério de Minas e Energia.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), o caso foi registrado como furto. Um representante da empresa relatou que foram furtadas 49 treliças de sustentação da torre. O caso segue em apuração.
Torres de energia derrubadas pelo país
Uma torre de transmissão instalada em Medianeira, no oeste do Paraná, caiu, segundo a Aneel. O caso aconteceu na segunda (9).
Em relatório de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro onde constam as informações sobre a queda, a Aneel cita que “há indícios de vandalismo” na queda da torre já que “não foram identificadas condições climáticas adversas que possam ter causado queda de torres”.
Outras duas torres também caíram no estado de Rondônia desde o último domingo. A Aneel confirmou que “há indícios de vandalismo” entre os motivos das quedas.
O caso mais recente foi registrado em Rolim de Moura (RO). A empresa concessionária do serviço de transmissão de energia, comunicou à Polícia Civil, por meio de um boletim de ocorrência, sobre a derrubada da torre na madrugada de segunda-feira (9). Foi constatado que os cabos de fixação “foram intencionalmente cortados”.
Uma outra torre de transmissão de energia instalada na Zona Rural de Itapuã do Oeste, também em Rondônia, foi derrubada na madrugada de domingo (8). Por causa disso, segundo a Energisa, responsável pela distribuição de energia no estado, cerca de 300 famílias ficaram por horas sem energia elétrica.
As ocorrências levaram à criação de um gabinete de acompanhamento, que vai receber e processar informações sobre novas tentativas de sabotagem ou vandalismo, tanto sob o aspecto de integridade física, como também cibernética das instalações.