O auxílio, que será rebatizado como bolsa família, começa a ser pago nesta quarta-feira (18). A data do pagamento segue o último dígito do NIS (Número de Identificação Social) impresso no cartão do titular. O valor mínimo do auxilio é de 600 reais.
Os primeiros a receber são aqueles em que o NIS termina com o número 1. Após isso, recebem as pessoas em que o NIS termina com 2, seguindo até o número 0. Os pagamentos são feitos nos últimos dez dias úteis de cada mês, menos em dezembro, quando o beneficio é pago até o dia 22.
Neste mês, o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 21,9 milhões de famílias, com um gasto de R$ 13,38 bilhões.
Consultas
O beneficiário pode consultar as informações, como o valor do beneficio, datas de pagamento e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e IOS. Além do aplicativo, é possível fazer as mesmas consultas no aplicativo Auxílio Brasil, também disponível para Android e IOS.
Dúvidas
Canais para esclarecimento de dúvidas:
- telefone 121, do MDS, que reúne informações e funciona também como central para denúncias;
- telefone 111, canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal com informações sobre o cartão e o saque do benefício;
- E o Aplicativo Auxílio Brasil, disponível para download gratuito nas lojas virtuais.
Vale gás
O vale gás é um beneficio pago a cada dois meses. O beneficio voltará a ser pago em fevereiro, com valor de 100% da média nacional do botijão de gás de cozinha de 13 quilos. O beneficio foi pago pela última vez em dezembro do ano passado, no valor de 112 reais.
Datas
Leia mais:
Divulgado calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para 2023