Nesta segunda-feira, (23), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou os vencedores da categoria melhor técnico do ano do Prêmio Brasil Olímpico 2022. O treinador da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, foi o melhor técnico de esportes coletivos.
Esta é a quinta vez que o técnico recebe o prêmio, igualando ao recorde de Bernardinho. A festa do esporte brasileiro para a entrega das premiações será no dia 2 de fevereiro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Esse prêmio é resultado do trabalho do grupo. Tenho que agradecer às jogadoras, à comissão técnica, à CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) e à parceria do COB. Tivemos um 2022 de muito trabalho e chegamos nas finais das duas principais competições da temporada, o Campeonato Mundial e a Liga das Nações. Foi o primeiro ano de um ciclo olímpico mais curto, com uma equipe renovada, e nos mantivemos entre as melhores seleções do mundo. Temos um grupo forte e podemos brigar de igual para igual contra qualquer seleção do mundo. 2023 já começou, temos muitos desafios, e vamos em busca dessa vaga nos Jogos de Paris.”
Disse Zé Roberto
Em 2022, Zé Roberto comandou a seleção feminina na Liga das Nações e no Campeonato Mundial, em ambas o Brasil conquistou a medalha de prata. Além disso, o treinador deu continuidade ao trabalho de renovação da equipe, abrindo espaço para jovens como Kisy e Julia Bergmann.
Zé Roberto venceu o Prêmio Brasil Olímpico pela primeira vez em 2008, ano em que conquistou a medalha de ouro das Olimpíadas de Pequim. Nos anos de 2012, 2013 e 2017 voltou a vencer o prêmio, dessa forma igualando ao Bernardino, que conquistou o mesmo feito nas edições de 2002, 2003, 2004, 2006 e 2010.