No mês de conscientização às doenças mentais, o “Janeiro Branco”, o g1 e a EPTV, afiliada da TV Globo, reuniram locais das cinco principais cidades das regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP) que oferecem tratamento para pacientes com esquizofrenia.
Esse tipo de transtorno mental afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza.
Conforme a diretriz do Ministério da Saúde referente à saúde mental, os pacientes com quadros psiquiátricos devem ser acompanhados ambulatorialmente nos Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps AD e IJ) das prefeituras.
Campinas
Segundo a Prefeitura de Campinas, os principais serviços para este atendimento na cidade são os Caps. A esquizofrenia prioritariamente é atendida nos seis Caps III (24 horas) e nos quatro Capsij (infanto-Juvenil) quando o quadro surge em adolescentes.
O município também oferece 20 casas de SRT (Serviços Residenciais Terapêuticos). Já na parte de reabilitação tem dois núcleos de oficinas e trabalho, os Cecos (Centros de Convivência), importantes para vivências comunitárias e produção de cidadania.
Piracicaba
A Secretaria de Saúde de Piracicaba informou que os pacientes que buscam atendimento de saúde mental e esquizofrenia são acolhidos em três unidades da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), são elas: CAPS Vila Sônia e Vila Cristina e o CAPS 2 Bela Vista. Confira endereços:
- CAPS Vila Cristina
- Endereço: Rua dr. Antônio Augusto de Barros Penteado, 422 – Jardim elite
- Telefone: 3402-3028 e 3413-4285
- Horário de Funcionamento: das 8h às 18 horas
- CAPS Vila Sônia
- Endereço: Rua Dino Bueno, 565
- Telefone: 3415-3343
- Horário de Funcionamento: das 7h às 17 horas
- CAPS 2 Bela Vista
- Endereço: Rua Bela Vista, 665
- Telefone: 3432-9964 | 3433-0312
- Horário de Funcionamento: das 7h às 17 horas
Limeira
Em Limeira (SP), a Secretaria de Saúde, informou que a Unidade de referência para acolhimento e atendimento dos casos de esquizofrenia é o CAPS 2, por demanda espontânea acolhem atende pacientes com transtornos mentais graves e persistentes como esquizofrenia, depressão, bipolaridade entre outros transtornos.
Mas para casos de urgência ou emergência devem ser encaminhados para o hospital Humanitária no Jardim Nova Itália.
Sumaré
Sumaré (SP) conta com 3 CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), são eles: CAPS II Orquídea (Adulto), CAPS IJ Espaço Viver (Infanto Juvenil) e CAPS A.D. Bordon (Especializado em transtornos pelo uso de álcool e outras drogas). Veja endereços:
- CAPS ADULTO “ORQUÍDEA”
- Rua Pedro Zacarchenko, 251, Jardim Planalto do Sol;
- CAPS INFANTIL “ESPAÇO VIVER”
- Rua Luiz José Duarte, 785, Centro;
- CAPS ÁLCOOL E DROGAS
- Rua Antonietta Ravagnani Tanner, 190, Residencial Bordon.
Indaiatuba
Na rede SUS de Indaiatuba, tem a Rede de Atenção Psicossocial que conta com ambulatório de psiquiatria para os casos moderados de esquizofrenia.
Para casos graves tem o CAPS II, um serviço de porta aberta, ou seja, o paciente com transtorno mental grave basta procurar o CAPS onde se inicia o processo de atendimento e elaboração de plano terapêutico com equipe multiprofissional.