Pela terceira temporada consecutiva, o Santos briga contra o rebaixamento no Campeonato Paulista, entretanto neste ano a história pode ser diferente. Nos dois anos anos anteriores, 2021 e 2022, o Peixe lutou até a última rodada pela sua permanência na elite do futebol paulista. Em 2023, por sua vez, esta luta pode encerrar com duas rodadas de antecedência.
Para garantir presença na primeira divisão do Campeonato Paulista em 2024 já na próxima rodada, o Santos precisa de uma combinação de resultados. Dessa forma, o time da Vila precisa fazer sua parte e vencer a Portuguesa, no domingo, (19), às 16h. Além disso, precisa contar com um tropeço da Ferroviária, lanterna da competição, com cinco pontos, que enfrenta o Guarani. Um empate neste jogo, já colabora com o Peixe. Lembrando que são rebaixadas as duas equipes de piores campanhas da classificação geral do torneio.
Atualmente, faltando três rodadas da primeira fase do Paulistão, o Santos é o lanterna do Grupo A, com 10 pontos. O peixe fica atrás da Inter de Limeira, terceira colocada, com a mesma pontuação, e de Botafogo-SP e Bragantino, que somam 14 pontos cada. Por sua vez, avançam para as quartas de final, as duas melhores equipes de cada grupo.