Soteldo voltou ao Santos por empréstimo até o mês de julho de 2023, uma situação dificil para um jogador que deve ficar sem jogar por até quatro meses. Ele sofreu uma ruptura total do tendão do músculo peitoral no dia 28 de janeiro, em partida contra a Ferroviária. O camisa 10 santista pertence ao Tigres, do México, e desde que voltou ao Brasil realizou apenas 11 partidas.
A expectativa do departamento médico do Peixe é de que a recuperação de Soteldo não deve ser simples, com os treinamentos retornando em quatro meses. No melhor cenário, o atacante retornaria aos gramados na primeira semana de maio. Dessa forma, perdendo a fase final do Paulistão, e as possíveis três primeiras fases da Copa do Brasil e o início do Brasileirão.
Entretanto, outra previsão coloca o jogador com condições de jogo apenas em junho, perdendo até oito rodadas do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, Soteldo cumpre rotina no DM do Santos. Se o Peixe quiser ficar com o jogador em definitivo, terá que pagar aos mexicanos US$ 4 milhões (R$ 20,8 milhões na cotação da última terça-feira).