Diversas secretarias de saúde já deram início à fase dois do cronograma previsto pelo Movimento Nacional pela Vacinação, e incluíram os idosos de 60 a 69 anos entre o público alvo que já pode receber a dose. Além deles, também são vacinados com a vacina bivalente pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
Lembrando que, para receber essa dose é preciso pelo menos já ter completado o esquema primário de proteção contra a Covid-19, tomando as duas doses ou a vacina de dose única contra o coronavírus.
A vacina bivalente começou a ser oferecida em todo o território nacional no dia 27 de fevereiro.
Essa dose de reforço melhora a imunidade contra a cepa original do vírus e também contra a variante ômicron do coronavírus – por isso é chamada de bivalente.
Desde que a mobilização nacional começou, o Ministério da Saúde já registrou a aplicação de mais de milhão de doses no público alvo.
Nas próximas fases, a vacina também será oferecida a gestantes e profissionais de saúde. A orientação do Ministério é que o cidadão fique atento às informações do município para saber o momento de procurar uma unidade de saúde.
Importante destacar, para quem não tomou ainda todas as doses e reforços disponíveis para cada faixa etária, que as vacinas monovalentes, que protegem contra a cepa original do vírus, continuam disponíveis nos postos e são, como reforça o Ministério da Saúde, “altamente eficazes contra a doença”.