Após o terceiro lugar no GP do Bahrein, Fernando Alonso está próximo de atingir a marca de 100 pódios na Fórmula 1. O espanhol iniciou bem a temporada de 2023, levando a Aston Martin ao pódio logo na primeira etapa do campeonato. Esta foi a 99ª vez que o piloto terminou uma corrida entre os três primeiros na principal categoria do automobilismo mundial.
Além disso, ele é o sexto piloto no quesito na história da Fórmula 1. Lewis Hamilton é o top 1 da lista, subindo 191 vezes ao pódio, contudo, o top 10 ainda tem nomes como Sebastian Vettel, Alain Prost, Ayrton Senna, Max Verstappen.
Representando o Brasil, Ayrton Senna é o sétimo piloto que mais terminou GP’s entre os três melhores na categoria, com o total de 80 pódios na carreira. O primeiro deles em Mônaco, em 1984, sob chuva, com a tímida equipe da Toleman. Naquela ocasião, Ayrton ficou na segunda posição. Entretanto, a última vez que o ídolo brasileiro esteve entre os três primeiros foi no GP da Austrália de 1993, em sua despedida da McLaren antes da ida para a Williams.
Veja também:
- Copa Pedro Irineu de Futebol Amador segue para as quartas de final com 4 jogos; confira
- Após eliminação no Paulista, Santos terá quase um mês sem jogos
Barrichello é o outro presente no top 10, com 68 pódios na Fórmula 1, dessa forma, ocupando a nona posição. O primeiro de sua carreira aconteceu em 1994, com a equipe Jordan, na etapa do GP do Pacífico. Posteriormente, em 19 anos na categoria, o brasileiro de 50 anos subiu outras 67 vezes ao pódio. A última vez foi na vitória do GP da Itália de 2009, que também seria a última vitória do Brasil na elite do automobilismo.
De qualquer forma, Fernando Alonso terá a oportunidade de chegar ao seu centésimo pódio no dia 19 de março, na segunda etapa da temporada de 2023, com o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. Em 2023, a categoria conta com o número recorde de 23 corridas em uma única temporada.