Nesta quarta-feira, (8), a Conmebol confirmou que a sede para a final da Libertadores de 2023 será, mais uma vez, o Estádio do Maracanã. Anteriormente, o estádio já recebeu uma final da competição, na edição de 2020, quando tivemos uma decisão totalmente brasileira, entre Palmeiras e Santos. Entretanto, na ocasião tivemos a presença parcial de público, por conta da pandemia de Covid-19. Tal partida está marcada para acontecer no dia 11 de novembro.
A CBF apresentou para a Conmebol a candidatura para receber além da final da Libertadores, também o jogo decisivo da Sul-Americana. O que motivou a entidade para realizar a decisão da Copa Libertadores no Brasil, foram justamente as três últimas decisões do torneio serem entre duas equipes brasileiras. Em 2022, Flamengo x Athletico, Palmeiras x Flamengo em 2021 e Santos x Palmeiras em 2020. Contudo, nas duas últimas (Guayaquil-2022 e Montevidéu-2020) houve dificuldade de deslocamento para os torcedores brasileiros.
Por outro lado, a final da Sul-Americana será no dia 28 de outubro, em Montevidéu, ainda sem estádio definido. Se esperava que tal jogo também tivesse o Brasil como sede, já que em 2022, inicialmente, seria em Brasília, contudo acabou acontecendo em Córdoba, na Argentina, por conta das eleições gerais no Brasil. Assim como na Libertadores, as decisões da Sul-Americana também conta com presença recente de times brasileiros. No último ano, o São Paulo disputou a final contra a equipe do Independiente Del Valle, enquanto em 2021, Bragantino e Athletico Paranaense fizeram a decisão.
Veja também:
- Capivariano busca empate contra Red Bull Bragantino II e fica próximo da segunda fase
- Copa Pedro Irineu de Futebol Amador segue para as quartas de final com 4 jogos; confira
O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores de 2023 acontece no dia 27 de março, na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Esta primeira fase do torneio terá início em abril e vai até o fim do mês de junho. O Brasil já tem a presença de seis equipes garantidas: Athletico-PR, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras. Enquanto isso, Atlético-MG e Fortaleza enfrentam a fase preliminar da competição, buscando se classificarem para a fase de grupos.