Até 39% do tempo gasto com a limpeza da casa, preparo das refeições e os cuidados com o jardim, entre outras tarefas domésticas, deve ser automatizado nos próximos 10 anos, aumentando a presença da tecnologia no nosso cotidiano. É o que concluiu um estudo.
Os autores chegaram à conclusão após ouvirem 65 especialistas em inteligência artificial (IA) do Japão e do Reino Unido.
Veja mais:
Casal é desconvidado de festa de casamento porque mulher come demais
Homem é condenado a pagar indenização à ex-esposa por trabalho doméstico
De acordo com os entrevistados, as atividades sem relação com o cuidado de pessoas, como faxinas e a ida ao supermercado, por exemplo, são aquelas que têm mais chances de passarem a ser feitas por robôs ou algoritmos. E isso deve começar a acontecer com mais frequência nos próximos cinco anos.
A realização de compras no supermercado é a tarefa com mais possibilidade de automatização na próxima década. Em seguida, aparece a utilização de serviços como ida ao médico, correios, transações bancárias, lavar louça, faxina, cozinhar, passar e dobrar roupas, lavar roupas, ensinar a uma criança e cuidar do jardim.
Por outro lado, as atividades envolvendo cuidados com idosos, crianças e animais de estimação aparentemente não terão o mesmo nível de automatização que as demais, conforme a pesquisa.