Na segunda-feira, (13), após a eliminação no Paulistão, o técnico do São Paulo, Rogério Ceni, chegou ao sexto campeonato consecutivo sem ter conquistar um título. Nestas condições, durar tanto tempo no cargo sem levantar taça, é um feito que só Muricy Ramalho conseguiu na última década.
Hoje coordenador de futebol do São Paulo, Muricy treinou a equipe pela última vez entre 2013 e 2015, quando disputou oito torneios e não venceu nenhum. Anteriormente, em sua primeira passagem pelo Tricolor, o técnico foi multicampeão, quando foi tricampeão brasileiro entre 2006 e 2008. Entre os dois trabalho de Ceni, 11 treinadores foram contratados como o próprio Ceni, em 2017. Isso, sem contar interinos. Nesse período, com grande pressão pela falta de títulos no Morumbi, só dois técnicos fizeram mais de 50 partidas pela equipe: Fernando Diniz (74) e Hernán Crespo (53).
Veja também:
- FPF divulga datas e horários das semifinais do Paulistão
- Pacaembu chega a 40% das obras concluídas e deve ter reinauguração no ano de 2024
Crespo foi o único que comandou a equipe rumo ao título Paulista de 2021. Dessa forma, encerrando o jejum que durava desde a conquista da Sul-Americana de 2012. Entretanto, isto não foi o suficiente para segurá-lo no cargo depois que o time passou a brigar para não cair no Brasileirão. Para o lugar do argentino, o São Paulo trouxe de volta Rogério Ceni.
Ele chegou com a missão de evitar o que seria a primeira queda do clube para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Ceni conseguiu atingir o objetivo, contudo, apenas na penúltima rodada do Brasileirão de 2021. Embora alguns sustos, o técnico permaneceu no cargo para 2022.
Vice duas vezes:
Na temporada em que Rogério começou o ano no comando da equipe, o Tricolor chegou na final do Paulistão. Entretanto, ficou com o vice-campeonato contra o Palmeiras, após vencer a primeira partida por 3 a 1 e sofrer a virada na partida de volta, no Allianz Parque, por 4 a 0. Além disso, o São Paulo chegou na decisão da Sul-Americana, campeonato que parecia praticamente certo para o Tricolor. No entanto, na partida da final, contra o Independiente Del Valle, mais um vice, após fazer um jogo muito ruim e perder por 2 a 0. Para completar um cenário negativo, o clube terminou o Campeonato Brasileiro em nono lugar, ficando de fora da Libertadores de 2023.
Para este ano, Ceni e a diretoria iniciaram um processo de reestruturação no elenco, que levou à saída de 12 jogadores e à chegada de nove reforços. Contudo, a eliminação para o Água Santa nas quartas de final do estadual colocou em xeque esse planejamento. A diretoria do São Paulo declarou apoio ao treinador e não admite, por enquanto, a possibilidade de demissão.
E agora ?
Sem partidas na sequência, o Tricolor só volta a campo em abril, quando iniciam o Campeonato Brasileiro e Sul-Americana. Tempo para a recuperação de alguns lesionados e também para Rogério Ceni treinar a equipe.