A geração Z, a última a entrar no mercado de trabalho, trouxe um novo conjunto de prioridades, como flexibilidade e diversidade, para o debate sobre os rumos do mundo corporativo.
Para coordenar as ações e pesquisas voltadas a essa parcela da sociedade (nascida entre 1997 e 2012), o grupo de comunicação VCRP Brasil, que trabalha com empresas como Itaipava, Visa e MadeiraMadeira, criou o cargo de ZEO.
Veja mais:
Enem 2023 tem datas de inscrição adiadas para junho; veja novo calendário
Dia Mundial do Sono: campanha alerta para boa respiração pelo nariz e qualidade de sono
O trabalho conjunto é essencial pois, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência de 202, a geração Z pula de emprego a cada três meses, um fenômeno conhecido como job hopping. “É preciso um olhar muito mais profundo para se conectar com esses profissionais, que fazem suas escolhas com base no sentimento de pertencimento”, diz Ludmilla Amaral, co-CEO do Grupo VCRP Brasil.
Uma das primeiras ações da ZEO é a criação do projeto StartZ, para estabelecer uma comunicação mais próxima do universo da Geração Z.
O programa envolve a análise do perfil da Geração Z, seu impacto no mercado, o mapeamento de potenciais parceiros e criação de conteúdo. “As marcas precisam se adaptar às novas tendências e demandas da geração”, diz Luiza, que foi contratada como estagiária do grupo em julho de 2021, no primeiro programa aberto para candidatos de todos os estados brasileiros.