Viralizou nas redes sociais, na segunda-feira (20), a publicação de um morador de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, com fotos da nova estátua exposta por um vizinho no jardim de casa: a imagem de uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode.
“Vizinho novo chegou causando no bairro”, brincou o autor da postagem, que já conta com quase 9 milhões de visualizações, além de milhares de curtidas, compartilhamentos e comentários.
A estátua retrata Belzebu, Baphomet ou Saravá Exu Maioral (entenda mais abaixo). A propriedade onde foi exposta a estátua é da mãe de santo Michelly da Cigana, que presta consultas religiosas. Ela mora no local há sete anos e conta que colocou a imagem no local há alguns meses “por determinação divina”.
“[Faz] nove anos que eu fiz o meu assentamento de Belzebu, o Maioral. [A] cada ano, ele me surpreende. É uma força espiritual que veio para somar na minha vida, na minha trajetória. Me transformou para o bem. Está chegando a obrigação dele agora na Sexta-feira Santa. [Em] novembro passado, eu tive que colocar a estátua. Para agradecer, para proteger o nosso portão, da minha casa de religião”, explica.
Ela afirma que não ficou incomodada com os comentários (saiba mais abaixo), “muito pelo contrário, eu estou muito feliz com a repercussão. Virou ponto turístico aqui na frente da minha casa. as pessoas têm a liberdade de dizer o que pensam e nós temos a liberdade de exercer a nossa fé”.
Reação nas redes
O autor da postagem é o músico e compositor Ivan Almeida. Ele diz que a estátua chamou a atenção de toda a vizinhança.
“Impressiona pelo tamanho e pela postura, uma cabra preta, com corpo humano, aparentando ter uns 2 metros de altura, sentada em um trono, olhando de cima para baixo…”, diz Ivan.
Ivan acredita que a maioria dos moradores da região desconhece o significado da imagem, mas todos sabem que ali funciona uma casa de religião.
Belzebu, Baphomet ou Saravá Exu Maioral
O pai Ricardo de Oxum, líder religioso de matriz africana, conta que, no Rio Grande do Sul, são muito praticados o quimbanda, que é uma modalidade ritual que designa o culto de exus e pombagiras, como a umbanda e o batuque, que é uma religião de orixás, deuses cultuados pelas muitas crenças africanas.
Dentro do quimbanda, existe a figura do “Maioral”, que é conhecida também como Saravá Exu Maioral, Belzebu ou Baphomet. Ele é representado como uma criatura com corpo humano, asas e cabeça de bode. Segundo o Pai Ricardo, o Maioral age conforme a intenção da pessoa que busca ele. Se a intenção for boa, ele age de forma boa. Apesar disso, a imagem é envolta em misticismo, preconceito e ignorância.
De acordo com o professor de Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP), Sidnei de Xangô, Exu, para alguns cristãos, é o demônio, o que não é verdade. Na interpretação de praticantes de religiões de matriz africana, “esse sincretismo um tanto deturpado se dá pelos constantes conflitos criados pela Igreja Cristã”.
Dia nacional
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a Lei nº 14.519, de 5 de janeiro de 2023, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março.
A data, 21 de março, foi proposta pelo Senado, e coincide com o marco escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para, anualmente, instalar uma rede intercontinental de conscientização pelo Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
A data foi escolhida pela ONU em 1966, em memória às 69 vítimas do massacre de Sharpeville, bairro negro da África do Sul.