“A mulher veio me atender e aí, do nada, ela abaixa. Não percebi de primeiro momento. Logo depois, vem outro funcionário me atender e ajoelha de novo. E, nessa hora, perguntei: ‘moça, por que você está de joelho?’. E ela me respondeu que era ‘tradição’ do Outback”, relatou a advogada Beatriz Salgado em suas redes sociais. O episódio, segundo ela, aconteceu no dia 16 de março, em uma unidade da rede de restaurantes em São Luís, no Maranhão.
Depois de ser denunciado pelo Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) por “obrigar” funcionários a atenderem clientes de joelhos, o Outback decidiu extinguir a prática. O caso veio à tona quando uma cliente relatou ter ido ao restaurante e se assustado ao ser atendida por uma mulher de joelhos, que disse ser “tradição” da empresa.
Beatriz chegou a pedir para não ser atendida de joelhos pela funcionária. Contudo, a mulher teria respondido que não poderia ser de outro jeito, uma vez que a empresa determinava que os empregados tinham de ficar “no mesmo patamar” dos clientes durante os atendimentos.
“Não foi a minha primeira vez no Outback. Já tinha ido em outros estabelecimentos pelo Brasil e não tinha visto antes, por isso a minha estranheza. Depois que perguntei à funcionária o porquê daquilo, até pensei que fosse um modo de xenofobia. E isso me deixou ainda mais chateada. Todos os outros funcionários estavam com comportamento semelhante perto da minha mesa”, explicou a jurista.
O Outback Steakhouse Brasil alegou que o ato era “opcional” e que não obrigou nenhum funcionário a se ajoelhar durante os atendimentos. Contudo, afirmou que a prática foi extinta.
“A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil”, garantiu a empresa.