Desde a última terça-feira (21/3), as redes sociais têm sido inundadas com imagens de Donald Trump sendo preso em Nova York (EUA). Apesar das imagens não serem verdadeiras, o risco do ex-presidente ser preso não é pequeno afinal, o dia era apontado como o da possível detenção do ex-presidente dos EUA pelo caso do pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels para que ela ocultasse a relação sexual com Trump ocorrida antes da campanha presidencial de 2016.
A prisão acabou não ocorrendo, mas a inteligência artificial acabou se encarregando do processo. As fotos que circulavam eram tão realistas que levaram à checagem de fato pela agência Associated Presse e pelo site Snopes, fundado em 1995 e um dos maiores do segmento, segundo o site “Mediaite”. Muitos internautas acreditaram estar diante de um fato observando as imagens.
Veja mais:
Imagem religiosa em muro de casa no RS viraliza; saiba significado
BBC pede que funcionários desinstalem TikTok
Cantora de K-POP, usa camiseta com símbolo nazista e recebe críticas.
De acordo com o “KnowYourMeme”, as imagens fake foram produzidas no sábado por um usuário identificado como @TheInfiniteDude, incluindo até uma foto do fichamento do ex-presidente em uma delegacia. Outros registros falsos adiantavam até o momento seguinte à prisão e ao fichamento, mostrando “Trump” fazendo exercício em um presídio.
Porém as fotos que mais viralizaram foram as do ex-presidente fugindo da polícia e sendo agarrado por agentes da lei. Elas teriam a assinatura do usuário @EliotHiggins. Outras imagens falsas também despertaram a atenção nas redes sociais, como a qual é mostrado “Trump” com um fuzil pronto para resistir à prisão na sua mansão em Mar-a-Lago, condomínio de luxo em Palm Beach (Flórida, EUA):