Um youtuber de Piracicaba (SP) encontrou uma maneira inusitada e bem humorada para dar visibilidade a uma cratera aberta no meio de uma rua da cidade. Daniel Gimenes e a equipe com quem trabalha improvisaram uma piscina no buraco e fizeram um churrasco em plena via pública.
O vídeo foi feito na Rua Americo Perissinoto, no Loteamento Santa Rosa. Daniel conta que mora há muitos anos no bairro.
“Essa cratera fica no quarteirão da frente da minha casa. E sempre que a gente passa lá a cratera tá aberta. Meio por baixo, faz uns cinco meses que está aberta. Ninguém toma providências. Eu andei falando com um pessoal que mora mais próximo e o pessoal falou que já fez reclamação e ninguém resolve nada”, conta.
Segundo o youtuber, a ideia surgiu quando ele passava pelo local, que tem apenas sinalização com cones e fita zebrada. “Um dia, tava passando e do nada tive essa ideia. Falei: ‘vou fazer de uma forma divertida, mas que vai chamar a atenção do pessoal’. Aí reuni minha equipe, o pessoal que faz vídeo comigo, […] organizamos certinho e fomos lá fazer o vídeo. No próprio domingo já editei e soltei”.
Além da piscina improvisada com uma lona, o encontro teve direito a carne na churrasqueira, cooler com cervejas, cadeira de praia, bancos e mesa. E, claro, com os participantes dentro da cratera com água.
À parte o bom humor, Daniel explica que a ideia foi chamar a atenção para os riscos que a abertura no asfalto representa.
“É um perigo. Vem um pessoal que às vezes não é do bairro e não sabe daquele buraco lá, vem com tudo e acaba caindo dentro. E eu falei: ‘Vamos lá, vamos fazer um vídeo e tentar ver se alguém toma uma providência pra nós poder fechar esse buraco'”.
Questionada a prefeitura quando o buraco será fechado e haverá recapeamento do asfalto no local e aguarda um retorno.
Levantamento recente realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel) aponta a existência de 6,5 mil buracos em vias de Piracicaba. O dado foi apresentado durante uma audiência pública na Câmara Municipal, no último dia 16. Segundo representantes da administração, chuvas e questões contratuais têm dificultado a manutenção da pavimentação.