Com nomes fortes e estabelecidos na música brasileira como Anitta e Marília Mendonça, o Brasil arrecadou por volta de R$ 2,5 bilhões no ano passado com o mercado fonográfico via streaming.
Esse crescimento joga o Brasil para a posição de número nove no ranking global, subindo duas posições e alcançando o top 10. Um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, mais que a média mundial.
Os dados sobre a indústria brasileira da música fazem parte do relatório anual do IFPI, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, entidade que faz a gestão dos dados divulgados que representa as principais gravadoras e produtoras aqui no Brasil.
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O crescimento do mercado nacional tem sido atribuído principalmente ao streaming, que representa 86% da receita da indústria fonográfica brasileira. O relatório traz ainda o ranking das 200 músicas brasileiras mais tocadas nas plataformas de streaming em 2022.
O pódio ficou assim: em primeiro, a música Mal Feito (Ao Vivo), de Hugo & Guilherme e Marília Mendonça; na segunda posição, ficou Malvadão 3, de Xamã, Gustah & Neo Beats e a terceira faixa mais tocada nas plataformas de streaming no Brasil foi Vai Lá Em Casa Hoje, de George Henrique & Rodrigo, com participação de Marília Mendonça.
O pódio surpreende, já que o sertanejo quem sempre dominou o pódio agora está ao lado outros gêneros tão populares quanto, como o funk e o forró.